sábado, 14 de maio de 2022

Dia da Consciência Negra

O dia da consciência negra é comemorado no dia 20 de novembro e foi criado em 2003. A ocasião é dedicada á reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, a data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído á morte de Zumbi dos Palmares em 1695.


Zumbi dos Palmares (1965-1965), nasceu na Serra da Barriga, capitania de Pernambuco, atual União dos Palmares, Alagoas e foi morto por 20 guerreiros, traído por Antonio Soares e surpreendido pelo Capitão Furtado de Mendonça.


A escrava Anastacia nasceu em Pompeu, município brasileiro do estado de Minas Gerais, na micro região de Três Marias em 12 de maio de 1740 com data e local de morte incertos.
Por se negar a ir para cama com seu patrão, foi sentenciada a a usar a máscara de ferro por toda a vida, só tirada durante as refeições, quando morreu teve seu rosto deformado.


Antônio Frederico de Castro Alves, nasceu na fazenda Cabeceiras, hoje cidade de Cabeceiras do Paraguaçu na Bahia, território pertencente à freguesia de Muritiba, no estado da Bahia em 14 de março de 1847 e morreu em 6 de julho de 1871 em Salvador na Bahia.
Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como Poeta dos Escravos. Patrono da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário